Depois de anos trabalhando em uma loja de calçados, Daniela Cristina Lopes Branco, 33 anos, resolveu investir no próprio negócio. Abriu uma loja de roupas na Vila Nova e, há 15 dias, formalizou a empresa no Balcão do MEI (Microempreendedor Individual) que funciona na própria Prefeitura de Votorantim.
Daniela seguiu os passos da mãe, que é comerciante há 20 anos, e convenceu o marido Altieri a também abrir uma empresa: um lava-rápido que funciona no mesmo endereço da loja de roupas. “Eu estou muito contente com este novo passo que dei na vida e também muito entusiasmada”, comenta.
Implantado em outubro de 2014, o Balcão do MEI ultrapassou a marca de mil formalizações em maio. O objetivo é tirar a pessoa da informalidade e, dependendo do ramo de atividade, a formalização ocorre em 40 minutos. Atualmente, o Balcão do MEI formaliza de 50 a 60 microempreendedores ao mês. Assim, a meta é encerrar 2016 com cerca de 1.500 formalizações.
Além da regularização da atividade, o Balcão do MEI oferece outros serviços de graça, como emissão de boleto de pagamento, declaração de Imposto de Renda, alteração de endereço de empresa e até mesmo o encerramento das atividades. Esses serviços são cobrados em qualquer escritório de contabilidade.
Quem se torna um microempreendedor individual não precisa pagar taxas administrativas, ganha cobertura previdenciária (auxílio-doença, aposentadoria, salário-maternidade, entre outros) e ainda paga juros menores em caso de empréstimos bancários.
Outro benefício é o apoio do Sebrae em cursos de capacitação e orientações. Pesquisas apontam que 90% daqueles que optam pelo MEI tornam-se microempresa num prazo de dois anos e, assim, geram empregos.
O Balcão do MEI funciona na sede da Prefeitura de Votorantim, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações: (15) 3353-8752.