Uma passeata envolvendo os assistidos pelo Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e pelo Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) de Votorantim marcou, na manhã desta segunda-feira (23), o Dia de Luta Antimanicomial. Munidos de faixas e cartazes, eles chamaram a atenção da população no Terminal de Ônibus João Souto e ainda na sede da prefeitura.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, Votorantim aderiu à RAP (Rede de Atenção Psicossocial). Um prédio está locado e aguarda o fim do processo licitatório para a implantação da primeira residência terapêutica da cidade. O projeto para a segunda residência também já está em andamento e espera recursos financeiros do Ministério da Saúde. Dos 48 municípios que compõem nossa região, apenas Votorantim já está concluindo a adesão à RAP.
Os organizadores da manifestação disseram que a luta para que os hospitais sejam desativados vai continuar, pois na região ainda há quatro unidades, sendo duas em Salto de Pirapora, uma em Sorocaba e outra em Piedade, em operação.
Com palavras de ordem - “manicômio nunca mais” e “queremos o fechamento” -, os pacientes do Caps e do Caps-AD voltaram ao terminal de ônibus para concluir a manifestação.