As iniciativas de apoio às micro e pequenas empresas no município renderam à Prefeitura de Votorantim a segunda colocação no 9º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A solenidade de entrega dos troféus e certificados foi realizada na manhã desta sexta-feira (29), na sede do Sebrae, em São Paulo.
Votorantim ficou em segundo lugar na categoria desburocratização e formalização, por conta das políticas adotadas em pouco mais de dois anos. Entre elas estão a regulamentação e implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e do Microempreendedor Individual; montagem do Balcão do MEI; reestruturação do Banco do Povo Paulista e implantações do Portal do Microeempreendedor e do Via Rápida Empresa.
É a segunda vez que o município participa deste prêmio - a primeira foi em 2013. Fomentar os pequenos negócios é uma das prioridades da atual administração. Este ano, por exemplo, apenas na prefeitura foram formalizados mais de 900 microempresas individuais. Já para 2017 a meta é implantar o Farol do Empreendedor, espaço que vai reunir o Banco do Povo Paulista, Balcão do MEI, Via Rápida Empresa, Central de Atendimento ao Trabalhador e consultores do Sebrae.
O PRÊMIO
Realizado a cada dois anos, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem como objetivo reconhecer os gestores que promovem o desenvolvimento econômico e social dos municípios aos pequenos negócios locais. Neste ano, foram 423 projetos inscritos de 301 prefeituras.
O prêmio é dividido em oito categorias. São elas: melhor projeto; pequenos negócios no campo; inovação e sustentabilidade; inclusão produtiva com segurança sanitária; desburocratização e formalização; implementação e institucionalização da Lei Geral; compras governamentais de pequenos negócios e municípios integrantes do G100.