Uma festa com direito a bolo, sanduíches e entrega de ovos de chocolate doados pela Coelfer, empresa que presta serviços de merenda à rede municipal de ensino, marcou o encerramento das atividades pedagógicas realizadas pelas escolas de Votorantim e que traziam a Páscoa como tema central. Os eventos começaram na quarta-feira (23) e seguiram nesta quinta (24), nos períodos da manhã e da tarde.
Segundo a Secretaria de Educação do município, o tema Páscoa é trabalhado durante três semanas nas escolas e termina justamente com a festa, onde cada unidade de ensino tem a liberdade de preparar a sua. Neste período, sem envolver religião, os estudantes aprendem a simbologia, história e todos os aspectos que a data inclui.
As crianças pesquisam sobre a Páscoa e aplicam o tema em várias disciplinas. A festa complementa as atividades pedagógicas realizadas ao longo de 20 dias. O objetivo é mostrar que a Páscoa está relacionada à vida e que não se trata apenas de consumismo.
Como a festa encerra as atividades, os alunos são dispensados dos uniformes e recebem uma merenda especial, além dos ovos de chocolate. Os ovos são doados e muitas crianças só vão ganhar ovos de Páscoa na escola. Daí a necessidade e importância desta doação da Coelfer e de outras empresas que ajudaram a prefeitura em anos passados.
Conforme a nutricionista da Prefeitura de Votorantim, Cláudia Lúcia Ventrella Camargo, cuidados são observados durante a festa. “Por exemplo, as crianças que tem diabetes ou possuem intolerância à lactose ou soja recebem ovos especiais”, explica. “É por isso que logo na matrícula pedimos um atestado médico para nos inteirarmos se a criança tem alguma restrição alimentar.”
Receberam ovos as crianças que frequentam as creches até o quinto ano do ensino fundamental 1, além daquelas que estão no Proame (Programa de Amparo ao Menor). Em Votorantim, são quatro unidades que atendem cerca de 60 menores cada.