O Projeto Handebol Votorantim, realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desporto, há três anos revela várias atletas às equipes de ponta da modalidade no país. Prova disso, é que, recentemente, 12 meninas deixaram o time comandado por Ariane de Castro Deiroz. Duas da categoria cadete (até 16 anos) foram defender a Metodista São Bernardo do Campo. São elas: Isabela Simões e Raysa Farias. Da equipe juvenil (até 18 anos), Ana Beatriz, Ana Carolina Crudi, Milena Oliveira e Pamela Christiane foram chamadas por Sorocaba. Também em Sorocaba vão jogar as meninas da sub-19: Jardielly Miranda, Larrisa Alves, Letícia Garcia, Letícia Querem e Nicolly Alcântara Borges. Já Gabriela Cruz Couto foi para Campinas.
O bom desempenho ao longo dos campeonatos do ano passado foi o que levou as meninas a serem convidadas a treinar em outras equipes. Com a saída das atletas, na atual temporada o projeto vai focar as turmas de iniciação para, futuramente, começar o trabalho de base e dar sequência com o alto rendimento.
As interessadas, neste primeiro momento de 10 a 14 anos, devem comparecer ao Centro Esportivo Aldovir Gori, o Cermag, localizado na rua Agenor Augusto Lins, s/n°, Rio Acima, às segundas-feiras, às 8h, com roupa apropriada para prática de atividade física. Por enquanto, o projeto é desenvolvido apenas no Cermag, mas a exemplo dos anos anteriores há negociações com a Secretaria Municipal de Educação para que os núcleos em escolas sejam retomados. Informações: (15) 99617-1354.
Realizado desde 2013, foi no ano seguinte que o Handebol Votorantim passou a ter uma equipe de alto rendimento que representou o município em competições como as organizadas pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado e a Liga de Handebol do Estado de São Paulo. A melhor colocação até aqui foi a medalha de prata conquistada, na Liga, pela categoria juvenil.