Uma solenidade do compromisso cívico de Juramento à Bandeira ocorreu na tarde desta segunda-feira (30), com cerca de 30 jovens que foram dispensados dos serviços militares. O evento ocorreu nas instalações da Junta Militar de Votorantim e estiveram presentes o Chefe do executivo, o secretário de Governo (SEG), o secretário de Mobilidade Urbana e Guarda Patrimonial (Semu), o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e o primeiro tenente, Jonas Katuiti Nonaka. Em 2015, Votorantim teve 1.070 alistados, no qual todos foram dispensados.
O prefeito de Votorantim em seu pronunciamento, ressaltou que o maior soldado não é só aquele que pega em armas, mas também o cidadão que pratica o bem, o cidadão íntegro. “Desse modo, a pátria sempre será mantida e isso depende do dia a dia de cada um, dos bons atos das pessoas.”
Já o primeiro tenente Nonaka, que é também delegado da primeira delegacia de serviço militar em Sorocaba, alertou que é importante ter cuidado com o certificado de dispensa e incorporação (CDI), pois ele é requisitado para empregos e também para obter o passaporte, por exemplo.
O Juramento à Bandeira é uma solenidade tradicional e também representa a passagem para a vida adulta, além de um compromisso com o serviço militar com a entrega do certificado de dispensa e incorporação (CDI). Os jovens que participaram da cerimônia completaram dezoito anos em 2015 (classe de 1997) e alistaram-se ao longo deste ano.
A solenidade foi organizada pela Prefeitura de Votorantim e 14ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM – Sorocaba), por meio da 169ª Junta do Serviço Militar, instalada em Votorantim, que tem como presidente o prefeito de Votorantim.