A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas(CAPS-AD), realizou evento para comemorar o 3ºAniversário da instituição, nesta quinta-feira (15), no salão da Associação dos Aposentados de Votorantim (Apevo). Participaram profissionais que atuam no setor, representantes de secretarias municipais, pessoas assistidas pelo serviço e seus familiares, entre outros.
Doutora em Educação e Mestre em Educação em Ciência e Saúde, Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira fez uma palestra sobre a “A história da criação das redes de atenção psicossocial e a desinstitucionalização” destacando que só é possível lidar com o problema das drogas se houver essa rede de apoio formada por todas as instituições, sendo que a família é fundamental. “Quem atende as pessoas que procuram o CAPS precisa aprender a se colocar no lugar do atendido. O CAPS deve ser transitório e contribuir para qualidade de vida como um todo”, afirmou Adriana.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Votorantim, o CAPS-AD é um serviço aberto a dependentes químicos e de álcool com demanda livre, ou seja não existe necessidade de agendamento prévio. “A prefeitura dá o suporte necessário para o funcionamento do serviço e repassa os recursos que vêm do Ministério da Saúde, pois, o atendimento é via SUS”, explica a secretária.
Administrado pelo Núcleo de Atenção e Emancipação Psicossocial (Naep), o Caps AD presta atendimento multiprofissional com médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, coordenadores de oficinas e auxiliares. O Coordenador do Naep, Paulo Gonzales, explica que a interação entre atendentes e atendidos é o ponto forte. “A equipe trabalha interagindo não só entre si mas, com todos que procuram o CAPS-AD o que faz com que os resultados sejam cada vez melhores”, enfatiza.