A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur) apresenta nesta sexta-feira (11), às 20h, no Auditório Municipal “Francisco Beranger”, em parceria com o grupo Barracão da Vó, o espetáculo “Histórias do Dito Historiadô”. No mesmo dia, às 16h, o público poderá participar do encontro Cultural Caipira com causos e músicas de raiz.
O espetáculo conta a história de um moço simples, da roça, analfabeto, mas que nutria grande vontade de aprender a ler e escrever. Assim, dedicou-se com afinco aos estudos, sonhando ir para a capital tornar-se escritor e, quem sabe, artista de rádio, tal era sua paixão por fatos históricos, lendas, poesias e outros gêneros.
Carinhosamente tratado por Dito, pelos membros da família, para desespero de sua mãe e de sua madrinha, o aspirante a escritor sofre um "porre de cultura", uma espécie de regressão no tempo, manifestando-se como o personagem Juca Barro. Diante daquele fato, a mãe de Dito pede ajuda a seu "cumpadi", que a orienta no sentido de chamar um (falso) "benzedô" famoso nas redondezas.
Eliminando o mal, Dito casa-se com a filha de um "curticero" conhecido na região e parte para a capital a fim de realizar seu sonho.A "cumadi" e o "cumpadi" decidem ir a São Paulo fazer uma surpresa ao Dito: assistir ao seu show ao vivo na rádio. Conseguem chegar depois de se perderem na cidade grande e assistir ao show que é realizado por alguns cantores e cantoras caipiras que estão iniciando sua carreira musical. E
Formado em 2005, o Barracão da Vó surgiu com o objetivo de praticar o exercício do ator em cena e seu diálogo com o público e sociedade. Conduzidos pelos princípios do Processo Colaborativo, entendemos que a pesquisa focada nas potencialidades do ator e na experimentação cênica permite abraçar múltiplas linguagens estéticas e temáticas, criando um campo fértil ao nosso trabalho investigativo. "História do Dito Historiadô" é uma divertida e dramática contação de história vivenciada.