Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), realizou no sábado (22) a 4ª Conferência Municipal de Saúde, no Sesi da cidade, na qual foram votadas as propostas aprovadas nas quatro pré-conferências que foram realizadas anteriormente e, as acatadas no evento, serão incluídas no Plano Municipal de Saúde.
Participaram da 4ª Conferência os representantes dos funcionários da saúde, dos prestadores de serviços, dos munícipes e conselheiros locais, todos eleitos como “delegados” nas pré-conferências para votarem as propostas. Ao início do evento, foi composta uma mesa solene, na qual estavam presentes o prefeito de Votorantim; a secretária de Saúde; o presidente do Conselho Municipal de Saúde; a coordenadora da conferência; e Valdeci da Silva, representante do município na Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá em dezembro, em Brasília.
O prefeito, em seu discurso, ressaltou que, hoje, Votorantim tem uma estrutura física maior do que uma grande quantidade de cidades do mesmo porte no que diz respeito às Unidades Básicas de Saúde, nos atendimentos especializados, e que desejo é aprimorar cada vez mais.
A secretária de Saúde agradeceu a confiança que o prefeito tem dado à Sesa e também por repassar pouco mais de 34% do orçamento da prefeitura para a área da saúde. “É necessário modernizar-se tecnologicamente, ampliar o conceito de prevenção e aliar-se à educação para que os futuros cidadãos incorporem, nos seus atos de vida, ações saudáveis. Quero congratular cada um que está aqui, porque trouxe uma boa ideia para melhorar o sistema de saúde e, assim, contribuir para que o SUS seja cada vez melhor.”
Os eixos discutidos foram: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.
A secretária de Saúde explicou que o Plano Municipal de Saúde em vigência (2014/2017) será atualizado com as propostas aprovadas na Conferência. “Algumas elaboradas nas pré-conferências, inclusive, foram encaminhadas para aprovação nas Conferências Regional e Estadual de saúde”, destaca.