A 100ª Festa Junina Beneficente de Votorantim, a maior do Estado nesse gênero, foi aberta oficialmente na última sexta-feira (12) com a tradicional queima de fogos, dança de quadrilha com casamento caipira, apresentada pelo Grupo “Unidos da Terceira Idade”, do Sesi de Votorantim, que contou com a participação de mais de 60 integrantes. O evento é organizado e coordenado pela Comissão Municipal de Assistência Social (Comas).
Desde então, milhares de pessoas passaram pelo recinto montado na Praça de Eventos “Lecy de Campos”, nesses três primeiros dias de festejos. A tradicional festa segue até o dia 28 de junho e funciona de segunda a sexta das 19h às 00h, aos sábados das 14h às 00h e domingo das 12h às 00h. A entrada no recinto custa R$ 3. Já o acesso ao recinto de shows, o valor varia de acordo com a programação.
A estudante Joana da Silva Rosa e o programador de produção Danilo Montanholi, aproveitaram para prestigiar o primeiro dia de festa. “Está tudo muito bonito e manter essa tradição da dança de quadrilha valorizem em muito a festa”, disse o programador. A noite de sábado contou ainda com a apresentação da Banda Malta.
O prefeito de Votorantim destaca que a importância da festa para as entidades participantes. “É importante que se mantenha a tradição deste evento”, disse. Para a presidente da Comas e primeira dama do município, a festa atrai cada vez mais as pessoas e todos abraçam causa. “Todos entendem que o valor arrecadado aqui vai sustentar todo o trabalho realizado durante o ano pelas entidades assistenciais."
Decoração de barracas
Na abertura ocorreu também o tradicional concurso de decoração de barracas, e a vencedora foi a Paróquia de São João Batista. O padre e pároco da Igreja São João Batista e Imaculada Conceição, João Carlos Alampe, que recebeu o troféu, disse que a decoração foi pensada um mês antes, com enfeites característicos, como capelas e oratórias. “Isso resgada a história de São João Batista, o padroeiro de Votorantim. Antes, as festas juninas eram feitas pelas igrejas. E um povo sem tradição, é um povo sem história”, disse o padre.
Ao todo, 21 entidades oferecem um variado cardápio junino. A presidente da Comas e primeira-dama de Votorantim destaca que a festa faz a manutenção das entidades assistenciais da cidade.
Primeiros dias
Já no sábado e domingo o recinto também recebeu milhares de pessoas, tanto na praça de alimentação, parque de diversão e recinto de shows. Na matinê de domingo, quando as bilheterias se abriram a partir da 12h, os pais aproveitaram para levar as crianças para os brinquedos e no espetáculo Frozen. A programação se encerrou com a apresentação do cantor Mumuzinho.