O radar inteligente da Avenida Gisele Constantino, no sentido do shopping aos bairros, em Votorantim, detecta, diariamente, cerca de 15 mil veículos. O equipamento, que está em funcionamento desde o dia 26 de abril, identificou que o horário de pico acontece das 17 às 19h, de segunda a sexta-feira, passando mais de 2,5 mil veículos naquele período. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana e Guarda Patrimonial (Semu), com esses levantamentos de dados técnicos, além de entender o fluxo da região, é possível programar medidas preventivas e educativas no trânsito.
O equipamento de fiscalização eletrônica é homologado pelo Denatran e pertence à Splice Indústria Comércio e Serviços Ltda, que o disponibilizou para uso da Prefeitura de Votorantim por meio de um contrato de comodato, dentro de um acordo de cooperação técnica que mantém com o município. Conforme explica o secretário de Mobilidade Urbana e Guarda Patrimonial, a prioridade, por enquanto, é de analisar o trânsito e propor medidas educativas.
O radar registra todos os tipos de veículos que passam pela avenida, como caminhões, motos, automóveis e ônibus. Entretanto, só faz a foto dos que passam acima da velocidade permitida e também de caminhões, já que esses são proibidos de transitar pela via, a não ser que possuam uma autorização; cerca de 450 veículos pesados transitam por dia no local. São registradas pelo equipamento, diariamente, aproximadamente 400 infrações. Dessas, 30% são por excesso de velocidade e 70% por caminhões. A velocidade máxima permitida na via é de 60 km/h.
Com esse equipamento é possível auxiliar a segurança pública, já que registra a passagem de todos os tipos de veículos. “Se a polícia quiser saber se um veículo suspeito passou pela avenida em determinado dia e horário, nós conseguimos ver e informar todos os detalhes, pois o radar está equipado com a tecnologia OCR (reconhecimento ótico de caracteres), que realiza o registro automático das placas de todos os veículos que passam pelo radar, mesmo que não tenham cometido infrações”, informa o diretor de trânsito da Semu.