A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), está implantando o cercamento com tela às margens do Rio Sorocaba. A cerca baixa que servirá para coibir a passagem das capivaras para a via pública terá 2.120 metros de extensão. Num primeiro momento foram colocados os pontaletes e nesta semana está sendo fixado o alambrado.
Num primeiro momento o cercamento está sendo realizado no trecho que compreende a partir da ponte Júlio Cassola, na avenida Ireno Venâncio da Silva seguindo em direção a Ponte Benito Sevilha, na avenida Vereador Newton Vieira dos Santos. Posteriormente será colocado também no trecho que compreende a avenida Reverendo José Manoel da Conceição.
A ação está sendo realizada após levantamento de campo realizado pelas secretarias de Saúde e do Meio Ambiente de Votorantim sobre a população de capivaras que vive nas margens do Rio Sorocaba e frequentemente costuma circular pela área urbana. O cercamento evitará que o animal circule pelas vias.
Todos os procedimentos foram protocolados e devidamente autorizados pelo Departamento de Fauna (Defau), do Estado de São Paulo. Placas orientativas sobre a presença das capivaras na região ribeirinha e para os munícipes estarem atentos sobre a existência de carrapatos foram colocadas às margens do rio. A Secretaria de Saúde informa ainda que não foi comprovada a contaminação e ali é o habitat natural delas, por isso a medida de colocar cerca nesse trecho.