Conforme o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Votorantim, nesta terça-feira (19), até o dia 18 de maio a cidade registrou 2.229 casos confirmados de dengue e um óbito. De acordo com a pasta, todas as regiões da cidade já tiveram casos de dengue este ano.
A Secretaria de Saúde informa ainda que o número de casos notificados caiu cerca de 60% durante a última semana e que, com relação ao total de notificações, 30% são casos reagentes, mostrando que a curva de incidência da doença está diminuindo.
O movimento nas Unidades de Saúde (UBSs) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com relação a atendimentos de pessoas com suspeita de dengue teve redução nas últimas duas semanas. Tanto é que o Núcleo de Apoio ao Tratamento da Dengue instalado no antigo Laboratório Municipal, em anexo ao Hospital Municipal “Dr. Lauro Fogaça”, parou de atender na última sexta-feira.
O trabalho de combate ao mosquito e visita dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses continua na cidade. Os pacientes que apresentam sintomas de dengue deve procurar a UBS mais próxima de casa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Fora desse horário, o atendimento é na UPA Central que, conta com uma enfermeira para acolhimento de dengue das 18h à meia noite, horário em que as UBSs não estão funcionando. Em qualquer dessas unidades o paciente passará pelo acolhimento onde será feito o diagnóstico.