A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), iniciou nesta semana a implantação de uma pista de caminhada ecológica na Praça Geraldo Soares Leitão, na avenida Antônio Castanharo, no Parque Jataí. Revitalização e restauração ecológica também estão sendo realizados no local. Serão mais de 1000 metros em pista de saibro.
A Sema informa ainda que 16 árvores do tipo Leucena (exóticas) serão retiradas e substituídas por 400 árvores de espécie nativas da flora brasileira sob consulta e deliberação do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Para a realização da ação a secretaria já colocou faixas informativas no local para informar a população sobre a retirada. Árvore de espécie invasora e exótica mexicana Leucena (Leucaena leucocefala), é maciçamente proliferada no território brasileiro, sendo que está entre as cem espécies invasoras mais agressivas do planeta.
A secretaria informa que tal espécie tem imenso potencial de produção e germinação de sementes, inclusive em locais rústicos e impróprios em comparação ao estabelecimento de espécies nativas regionais. Por serem monodominantes, as Leucenas causam grande prejuízo à biodiversidade regional, pois, em suma, não fornecem alimento à fauna nativa e formam grandes maciços que impossibilitam a ocupação física das espécies vegetais nativas, essenciais à manutenção evolutiva da biodiversidade regional.
Além disso, as Leucenas lançam enorme quantidade de matéria orgânica seca no solo, convertendo-se em combustível bastante eficiente para a propagação de queimadas. A Sema informa ainda que é uma ação estratégica de longo prazo que vem sendo realizada em vários pontos da cidade.