Todas as Unidades Básicas de Saúde de Votorantim abriram no último sábado para aplicar a vacina contra a gripe. Houve ainda um posto montado na Praça de Eventos “Lecy de Campos”. Em todos os locais de vacinação ocorreu também o exame de prevenção do câncer bucal, realizado pelo Departamento de Odontologia em parceria com a Unip.
A secretária de Saúde destacou a importância da ação, principalmente a realizada na Praça de Eventos. “Muitas pessoas aproveitaram para receber a dose neste sábado”. Ela lembra ainda que além das vacinas as pessoas com mais de 60 anos, aproveitaram para realizar o exame de prevenção do câncer bucal.
O chefe do Executivo também esteve presente na Praça de Eventos e afirmou a importância de o município atingir a primeira meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era vacinar 25% da população-alvo até o dia 9 de maio.
De acordo com a Secretaria de Saúde, de 4 a 9 de maio o município aplicou 6.837 doses, incluindo a campanha do Dia D, ou seja 25,37% da população-alvo da campanha que é de 26.977 pessoas. A meta do município é vacinar 80%, sendo, então, 21.557 pessoas. A recomendação da vacina é para idosos a partir dos 60 anos, crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias) e profissionais de saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde, receber a vacina neste momento garante a proteção contra a doença nos meses de inverno.
A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Também estão sendo vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe.
Durante todo o período da campanha, que vai até o dia 22 de maio, haverá postos fixos de vacinação de segunda a sexta-feira em doze Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h e na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo), localizada na Rua Antônio Fernandes, n° 50, no Centro e que funciona das 8h às 16h.
O aposentado José Fabiano Almeida, 70 anos, aproveitou a manhã de sábado e compareceu no posto de vacinação montado na Praça de Eventos “Lecy de Campos”. Acompanhado da esposa, ele disse que tem como hábito ir todas as manhãs de sábado à feira-livre e depois passou para tomar a vacina. “Para mim a vacina tem sido muito eficaz, pois tomo há vários anos, assim a gripe vem bem fraca”, comenta.
De acordo com o diretor da área de odontologia de Secretaria da Saúde, Fernando de Paula Souza Júnior, o câncer bucal atinge mais o público a partir dos 60 anos, mas não significa que as outras faixas etárias estejam livres. As pessoas que têm maior predisposição ao câncer bucal são as que fazem uso de tabaco e ingerem bebida alcoólica.Quem não realizou o exame no sábado, pode procurar uma das UBSs.