A Campanha Lacre Legal, promovida em Votorantim pela Comissão Municipal de Assistência Social (Comas), conseguiu mais duas cadeiras de rodas. A arrecadação dos lacres de latas de alumínio para trocar pelos equipamentos é realizada há quase dois anos e conta com ajuda de pessoas de várias cidades da região, além de empresas e comerciantes. Com as mais recentes doações de lacres, a campanha alcançará a marca de 17 cadeiras de rodas que são emprestadas para pessoas que precisam.
Além das pessoas que ajudam guardando os lacres das latinhas, esse resultado só é possível graças ao grupo CCR Viaoeste, que mantém há três anos a campanha Lacre Solidário, fazendo a venda dos lacres para a entrega das cadeiras de rodas aos municípios e entidades participantes. Em Votorantim, a campanha continua e qualquer quantidade de lacres é bem-vinda. A entrega pode ser feita na Comas que fica na Avenida Moacir Oseias Guitte, nº 51, próximo à Praça de Eventos Lecy de Campos.
Entre os colaboradores de março e abril, as irmãs Sofia e Isabela Magini, de 9 e 6 anos de idade, moradoras do Jardim São Paulo, em Sorocaba, fizeram questão de entregar pessoalmente os lacres arrecadados. Acompanhadas pela mãe, Roberta Mangini, elas contaram que juntaram o material nos encontros de amigos e familiares, como festas de aniversários e churrascos. Por onde elas passam ficam sempre atentas para pedir o lacre e ajudar na campanha.
Nas empresas o engajamento também é grande, como aconteceu nas Lojas Americanas do Shopping Iguatemi onde os funcionários juntaram oito garrafas pet cheias que foram entregues por Vanderlei Carta. Representando o pessoal da Gerdau de Sorocaba, Márcio Reche Martins foi o responsável por levar as sete garrafas cheias de lacres para a Comas, mas contou que a arrecadação foi feita por vários amigos e funcionários da indústria. Foi por meio de um jornal que eles ficaram conhecendo o Lacre Legal e tiveram a iniciativa de começar a juntar as argolinhas de alumínio.
De Sorocaba também chegaram lacres arrecadados por funcionários da Pizzaria Martinez e da unidade da Sanamed que já participaram outras vezes e continuam convidando os clientes a fazer parte da campanha. Os votorantinenses também continuam colaborando como Cleide Constantina de Oliveira, que já é conhecida da campanha e entregou seis garrafas. Outras doações foram entregues por Inês Ribeiro, que juntou 16 garrafas cheias e Hailton Roque, que entregou cinco garrafas. De Sorocaba, Ivanildo Moraes Luiz, morador da Vila Santana também colaborou e avisou que continuará participando. O telefone da Comas para outras informações é o (15) 3353-8662.