O programa “Alimente-se Bem”,oferecido pela Prefeitura de Votorantim, em parceria com o Sesi, atingiu a capacidade máxima da sala de aula durante a semana, com 30 alunos todos os dias. As aulas vão até dia 17 de abril, das 13h às 16h, e acontecem na carreta do Sesi, que é equipada com cozinhas didáticas, eletrodomésticos e utensílios, localizada no estacionamento do Auditório Municipal “Francisco Beranger”.
A secretária de Cidadania e Geração de Renda destaca a importância desses cursos oferecidos na cidade. “Vamos ampliar o número de vagas, devido a grande procura que tivemos”, comenta. Os alunos que frequentam o curso aprovaram a iniciativa e os temas que abordam a alimentação, como nutrição, higiene dos alimentos, planejamento de compras, armazenamento antes e depois do consumo e reconhecimento de alimentos próprios para o consumo.
Um exemplo disso é o caso da professora aposentada Maria José Salum, que testa todo dia seu conhecimento adquirido na aula ao chegar na casa. “Sempre tento preparar algo que aprendi. Já fiz um quiche de casca de abóbora e ficou bom, porque eu trouxe aqui pra aula e gostaram”, revelou. Maria José, que sempre gostou de cozinhar, disse que“nunca aprendi tanto” com algum curso.
Quem também elogia é a dona de casa Elisabete Lurdes Garbo, que sempre gostou da gastronomia. “O que aprendi nas aulas ainda colocarei em prática, pois ainda não deu tempo. Então, no fim de semana vou fazer a torta doce de figo e, para minha filha, de 7 anos, vou preparar uma bolachinha língua de sogra. O curso é muito bom, estou adorando.”
Os cursos gratuitos de culinária e nutrição dos programas “Alimente-se Bem” e “Sabor na Medida Certa” (voltado à alimentação específica), oferecidos pela Prefeitura de Votorantim, em parceria com o Sesi, terão mais vagas para inscrição a partir da próxima semana, já que a parceria foi estendida até dia 30 de abril. Os interessados devem ir à Secretaria de Cidadania, localizada na rua Moacir Oséias Guitti, 51.
Com aulas teóricas e práticas, os cursos ensinam a preparar uma alimentação saudável e econômica a partir do aumento do consumo de frutas, legumes e verduras, com utilização integral desses alimentos, evitando-se o desperdício e contribuindo para a diminuição de resíduos orgânicos.