A partir de segunda-feira (16), a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde, terá o Núcleo de Apoio ao Tratamento da Dengue. O novo espaço para atendimento dos pacientes com dengue vai funcionar no antigo Ambulatório Municipal, anexo ao Hospital Municipal “Dr. Lauro Fogaça”, com acesso pela Rua João Walter.
O atendimento no local será somente para os pacientes que receberam atendimento na Unidade de Pronto Atendimento UPA ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) e que necessitam de estabilização dos casos. O núcleo vai funcionar de segunda-feira a domingo das 7h às 19h, com um médico, enfermeiro, auxiliares e recepcionista. O atendimento será realizado pelo Instituto Moriah que é o gestor do Hospital Municipal “Dr. Lauro Fogaça”.
A estrutura do local tem sala de atendimento, espera e para coleta de exames. A secretária da Saúde explica ainda que o exame do laço também será realizado nesse espaço. “Com esse núcleo de apoio pretendemos desafogar o atendimento principalmente na UPA”, comenta. A partir das 19h, o atendimento aos pacientes com dengue retorna para a UPA como vem acontecendo. Ela explica ainda que essa é mais uma medida do município que está em Estado de Emergência para atender os pacientes. Votorantim está com 490 casos da doença confirmados, conforme último boletim divulgado na terça-feira (10).
A secretária da Saúde informa que os pacientes que apresenta sintomas de dengue deve procurar a UBS mais próxima de casa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Fora desse horário, o atendimento é na UPA Central que, desde a última semana, passou a contar com uma enfermeira exclusiva para acolhimento de dengue das 18h à meia-noite, horário em que as UBSs não estão funcionando.
Em qualquer dessas unidades o paciente passará pelo acolhimento onde será feito o diagnóstico e se os relatos indicarem quadro compatível com dengue, será encaminhado para o Núcleo de Apoio, tendo em vista que fica próximo a UPA. O mesmo ocorrerá para os pacientes que forem diagnosticados nas UBSs.