A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Negócios Jurídicos (SEJ), entrará ainda esta semana com um pedido de autorização judicial para que os agentes de combate à dengue possam acessar imóveis fechados, abandonados e também naqueles em que o morador impede o trabalho. Em menos de uma semana, as equipes que atuam no combate à dengue foram barradas e impedidas de realizar a aplicação de inseticida em 13 casas. Projeto de lei também será elaborado para criar uma multa para os moradores que comprometerem as ações e coloquem em risco a saúde pública.
A secretaria da Saúde informa que a recusa de moradores sempre foi uma dificuldade observada nas ações de prevenção e um desafio para as equipes que atuam nas ruas. Nas últimas semanas, com o avanço rápido da doença não apenas em Votorantim, mas em todas as cidades vizinhas, a necessidade de intervenções rápidas nos bairros é ainda maior.
Na manhã de ontem foi realizado um encontro no gabinete do prefeito exclusivamente para tratar de novas ações e ampliação do combate à dengue na cidade.
A elaboração de um projeto de lei criando a multa para os moradores que prejudicarem as ações da administração municipal também foi uma decisão tomada durante a reunião. O projeto será encaminhado à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores nos próximos dias. Desde a semana passada, Votorantim está em estado de emergência devido ao crescimento exponencial dos casos de dengue. Essa medida permite mais agilidade para contratações de pessoal e de serviços, além de compra de equipamentos.
Na segunda-feira, dia 23, os novos profissionais contratados a partir do decreto de emergência já começam a trabalhar. Foram admitidos dez auxiliares de enfermagem, quatro enfermeiros e seis agentes de controle de endemias. Nesta quinta-feira, o prefeito determinou a contratação de mais dois caminhões com dois ajudantes cada para percorrer os bairros recolhendo objetos que acumulam água, como pneus, garrafas, latas e vasilhas em geral.
A reunião foi realizada com representantes de todas as secretarias para que cada pasta atue diretamente no combate à dengue com os seus funcionários, nos seus prédios e com o público que atendem. A Educação, por exemplo, deverá fazer chegar mais informações e material com orientação para todos os alunos, o mesmo deverá fazer a Secretaria do Desporto e assim por diante. Foram anunciadas também mais ações de comunicação e orientação à população.
Na área da saúde
A Secretaria da Saúde de Votorantim mobilizou todos os gerentes de unidades de saúde nesta quinta-feira para reforçar orientações sobre protocolos de atendimento e atualizar as estratégias de acolhimento dos casos suspeitos de dengue.
Na reunião, a secretária da Saúde traçou um panorama da dengue na cidade e na região e enumerou fatores que favoreceram o cenário atual.
Com dados atualizados nesta quinta-feira, desde o início do ano, Votorantim confirmou 170 casos de dengue. Ao todo, foram 605 casos suspeitos notificados, 385 foram descartados e 50 estão aguardando resultados. Todas as regiões de Votorantim já tiveram diagnósticos positivos de dengue neste ano, mas a maior concentração dos casos continua sendo observada na região do Parque Bela Vista que inclui os bairros Jardim Paraíso, Icatu, Jardim Maria José e Parque Morumbi. Esses bairros somam 50 casos confirmados. Outras regiões que acumulam maior número de casos são: Jardim Archila, Jardim Tatiana, Jardim Serrano, Vila Garcia, Vossoroca, Jardim Clarice e Rio Acima.