Crianças e pais em fase de adaptação movimentaram os Centros Municipais de Educação Infantis (CMEIs) de Votorantim nesta quarta-feira (04), dia marcado para início das atividades em 2015 em quinze unidades. A chuva que caiu no início da manhã inibiu um pouco o movimento nas creches, mas, no decorrer do dia, todas as atividades foram realizadas normalmente. Até brincar no playgroud foi possível, o que fez a alegria das crianças.
Os 15 CMEIs que voltaram a funcionar têm, aproximadamente, 1.700 crianças matriculadas nas classes de bercário até o maternal 2, com idade entre quatro meses e três anos. Os alunos novos têm um período de adaptação nas primeiras duas semanas, com jornada reduzida, o que favorece às crianças se acostumarem com o espaço, com funcionários e a nova rotina.
“A equipe já está preparada para esse momento. Muitas vezes as mães sentem mais que as crianças, mas pedimos para ficarem tranquilas e voltarem no horário combinado, com o passar dos dias, normalmente, as crianças e as mães se adaptam e essa segurança acontece”, explicou Luciana Luiz da Costa, diretora há quatro anos no Cmei “Antonia Rosário Santos”, unidade recém reformada na Vila Irineu.
Dos 122 matriculados, 58 compareceram no primeiro dia. “A maior parte composta por alunos novos. As mães sabem que é importante iniciar o quanto antes a adptação”, comentou, a diretora. Tayline Cruzeiro, de 17 anos, mãe de Mel Cristine, de 8 meses, confirma que tem uma ansiedade para que tudo dê certo logo para a primeira filha e estava feliz porque Mel chorou só um pouquinho, apenas quando reencontrou a mãe no final da manhã.
Mesmo com mais experiência, já que é mãe de três filhos, Graciele Vasti Paes, de 28 anos, também não escondia a alegria de saber que estava tudo bem com Miguel, de 2 anos na hora da saída. “Esse horário da adptação é ótimo. A gente fica mais preocupada mesmo e é igual com todos os filhos”, confirmou. Mais ansiosa que a mãe, estava Camile, de 10 anos, dizendo que a casa ficou silenciosa sem Miguel e abraçando o irmão caçula.
Outra criança em adaptação é Felipe, de 2 anos e 4 meses. Quem foi buscá-lo às 11h foi o pai, Wesley Rodrigues Ventura, de 36 anos, que ficou satisfeito com a segurança do filho. Funcionária em um consultório odontológico, Juliana Aparecida Corrêa, de 29 anos, está em férias para poder acompanhar a nova fase de Matheus, que está com seis meses, e disse que ficou com “o coração partido” para deixá-lo na creche. Na hora da saída, o pequeno dormia tranquilo no carrinho, acalmando a mãe.
Por ser uma unidade nova, inaugurada em dezembro, o Cmei “Profª Ester Agar Fonseca Felix”, localizado na Vila Ondina, iniciará o funcionamento na segunda-feira, dia 09, juntamente com as demais unidades da rede municipal de ensino. A Creche da Vila Ondina já tem oitenta crianças matriculadas. Os pais estão sendo comunicados pela Secretaria da Educação sobre o dia de início das atividades e também haverá cartazes e faixa com orientações sobre as boas-vindas aos alunos da nova unidade.
No dia 9 de fevereiro, segunda-feira, começam as aulas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeiefs). De acordo com a Secretaria da Educação (Seed), 7 mil crianças de 6 a 10 anos frequentarão as 26 Emefs e 3.080 alunos, de 4 a 10 anos, estudarão nas sete Emeiefs da rede neste ano.