O serviço de transporte de pacientes da Prefeitura de Votorantim recebeu esta semana o reforço de mais um veículo. A nova viatura é um utilitário, modelo Doblò, da marca Fiat, e ficará destinado às viagens de pacientes que precisam de consultas e exames em outras cidades e também ao suporte em eventos realizados no município. O veículo foi adquirido com recursos próprios da Secretaria da Saúde.
Atualmente, a Secretaria mantém outros quatro veículos no serviço de ambulâncias e um em reserva. A média é de aproximadamente 1.500 atendimentos mensais, oferecidos de segunda-feira a domingo, 24 horas por dia. O serviço é disponibilizado com agendamento antecipado para outros municípios ou dentro da própria cidade e também pelo telefone de plantão para os casos emergenciais.
A destinação dos pacientes para cada serviço é definida pelos critérios de hierarquização do Sistema Único de Saúde. No caso das emergências, a referência para os pacientes na cidade é a Unidade de Pronto Atendimento Municipal. Para os exames e consultas com especialistas, as referências são estabelecidas pela Central de Regulação de Oferta dos Serviços de Saúde (Cross), serviço estadual que recebe os pedidos e destina de acordo com a disponibilidade na região.
O transporte para Sorocaba é feito rotineiramente também com esse critério de referência por meio da Cross, havendo demanda de pacientes que fazem hemodiálise ou necessitam de atendimento ambulatorial no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Já as viagens de pacientes de Votorantim são feitas para São Paulo, Campinas, Barretos, Ribeirão Preto, entre outros municípios, dependendo das consultas, exames ou procedimentos específicos.
Além do serviço de ambulâncias, Votorantim possui o Samu-192. O serviço é vinculado ao Samu Regional, sediado em Sorocaba e que possui uma central única de regulação das demandas por meio do telefone 192. Desde junho do ano passado, a sede do Samu de Votorantim fica em novo endereço, na Avenida Antônio Castanharo, no Parque Jataí. Os chamados regulados pela central regional são atendidos pela equipe que se deloca para todas as regiões da cidade. A média é de 140 atendimentos mensais.
Pacientes que precisam de agendamento de transporte por meio do serviço municipal devem fazer a solicitação pessoalmente no Serviço Integrado de Informações ao Cidadão (Siic) no andar térreo da Prefeitura, à Avenida 31 de Março, nº 327. O telefone do serviço de ambulância para outras solicitações é o 3247-2654.