A Prefeitura de Votorantim e a Universidade de Sorocaba inauguraram na última semana o Núcleo de Saúde. Uma nova unidade que oferecerá atendimentos nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia e farmácia. Viabilizado por meio de um convênio entre a administração municipal e a universidade, o Núcleo representa avanços não apenas na assistência aos pacientes de Votorantim, mas pela interdisciplinaridade entre os próprios cursos de Saúde da Uniso e a integração das atividades acadêmicas com a realidade do serviço público.
A entrega do Núcleo à comunidade fez parte das comemorações pelo 51º Aniversário de Emancipação de Votorantim lembrados nesta primeira semana de dezembro.
A Secretária da Saúde destaca que o Núcleo não é apenas mais uma porta que se abre para a ampliação de serviços e salientou que abrem-se também oportunidades com a interação do serviço público e o meio acadêmico.
A coordenadora do Núcleo, Bruneta Rey, explicou que nas últimas semanas já foram encerradas as atividades sediadas na Cidade Universitária da Uniso e todos os equipamentos transferidos para a nova unidade em Votorantim. Atualmente toda a parte administrativa já está em funcionamento no local e a equipe técnica já está trabalhando em conjunto com a Secretaria da Saúde para o planejamento de atividades que segue até janeiro.
Conforme a coordenadora a expectativa é bastante positiva por abrir campos de atuação comunitária da Universidade, não apenas quanto aos atendimentos de saúde, mas também na orientação e treinamento de funcionários públicos, por exemplo. Cíntia Bernal, coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da Uniso, salienta a importância da centralização que a unidade permitiu e as ações interdisciplinares entre esses cursos para as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária. “Remetendo à vocação da universidade que é a vocação do cuidado, ultrapassando a vocação da assistência”, concluiu.