20 FEV 2010
Escoteiros promovem atividade na cachoeira da Chave

Os pequenos escoteiros aprovaram a atividade promovida pelo grupo Vuturaty, na manhã deste sábado (20), realizada na cachoeira da Chave, que contou com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Sema), Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte (Sesec), Serviços Públicos (Sesp) e Corpo de Bombeiros.

A atividade envolveu cerca de 35 Lobinhos, formado por crianças com idade a partir dos 7 anos. Em caminhada eles saíram da sede do grupo de escoteiro, que fica na rua Cláudio Pinto do Nascimento, no Jardim Paraíso, passaram por pontos turísticos da cidade, como a praça de eventos “Lecy de Campos”, Biblioteca Municipal, Paço Municipal, Comércio Central e finalmente seguiram para a cachoeira, no Bairro da Chave.

Na cachoeira os escoteiros foram recepcionados por bombeiros e receberam informações a respeito do meio ambiente e orientações sobre o risco de afogamento. Na oportunidade as crianças foram orientadas sobre a campanha “Verão Legal”, uma iniciativa da Prefeitura de Votorantim com apoio do Corpo de Bombeiros.

O presidente do grupo de escoteiro Vuturaty, chefe Tadeu Gomes, destacou que atividade como essa faz parte da programação. “Hoje eles tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cidade, além de receberem orientações sobre questões ambientais e se conscientizarem sobre o risco de afogamento”, destacou. Gomes disse ainda que trabalhos de conscientização como esse em parceria com a prefeitura e Corpo de Bombeiros são de grande importância para a formação de futuros cidadãos.

Para finalizar a atividade, os escoteiros em ato simbólico, na presença dos pais, coletaram lixo que estava espalhado pelo recinto, como forma de incentivar os usuários da cachoeira a mantê-la sempre limpa. Funcionários da Sesp também estiveram no local promovendo a manutenção do espaço e recolhendo o material coletado.

A campanha “Verão Legal”, foi lançada na semana passada e tem como meta alertar as pessoas que procuram os espaços como rios, cachoeiras e represas da cidade. A campanha teve início nesta época, uma vez que com as fortes chuvas dos meses de dezembro e janeiro esses pontos estão com o nível de água elevado devido à cheia.

Portanto vários pontos receberam placas indicativas com frases como “Cuidado! Não pule! Risco de morte.” e “Cuidado! Risco de morte”, além da distribuição de cartazes com orientações nos ônibus do sistema de transporte coletivo, estabelecimentos comerciais e nas unidades escolares.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024