18 DEZ 2009
Agentes da Dengue realizam Avaliação de Densidade Larvária na Vila Nova Votorantim

A Secretaria de Sade de Votorantim por meio do setor de Controle de Zoonozes, est realizando nesta semana o trabalho de Avaliao de Densidade Larvria (ADL), em vrios bairros da cidade. O trabalho tem como meta mapear os pontos mais crticos onde h larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Com isso ser norteado as aes para a intensificao do combate aos criadouros.

Nesta sexta-feira (18), os agentes do Combate a Dengue estiveram na Vila Nova Votorantim. O trabalho consiste visitar as residncias com o objetivo de mapear os pontos de maior criadouro de larvas. Durante a visita, as larvas so coletadas pelo agente, que procuram visitar todo o interior da residncia visitada.

O Setor de Zoonoses explica que importante que o morador da residencia escolhida, nesse trabalho que feito por amostragem, permita o acesso do agente, desde que devidamente identificado, com documentos com foto e uniforme, para que realize o servio de procura por possveis larvas do mosquito.

A zoonoses orienta ainda que nesta poca de chuvas e calor, preciso que a populao esteja atenda e evitem ao mximo evitar que gua se acumulem em recipientes. A partir da prxima semana as equipes devero intensificar o trabalho de visitas nas residncias, no combate aos possveis criadouros.

A Secretaria de Sade do municpio refora que sempre aps um perodo de chuvas, necessrio manter o alerta contra a dengue. A partir do sexto dia, a gua parada torna-se um espao ideal para a procriao das larvas. Desde o incio do ano, a cidade apresenta trs casos confirmados desses, dois so importados. Registros esses ocorridos no primeiro trimestre.

Durante as visitas nas casas os agentes esto orientando os moradores a respeito dos sintomas da doena e os hbitos dos mosquitos. A Sade orienta para que a populao no deposite entulho e lixo em terrenos, o que tornar um possvel criadouro para o mosquito.

Entre os cuidados bsicos que deve ser mantido para evitar a formao de um criadouro eliminar os pratos de vasos de plantas ou xaxins e se possvel manter fora da casa; a caixa dgua deve estar sempre tampada e ser limpa a cada seis meses; garrafas, frascos, potes, latas vazias e baldes descartveis devem ser armazenados, quando vazios, sempre de boca para baixo e em local coberto e as vasilhas com gua para animais domsticos devem ser bem lavadas com sabo todos os dias, bem como a troca de gua.