17 DEZ 2009
Telecentro da Vila Nova Votorantim forma 70 alunos em informática e cidadania

Na noite desta quarta-feira (16), ocorreu a formatura da primeira turma do curso de informática e cidadania da unidade do Telecentro Comunitário instalado nas dependências da Associação Comunitária de Amigos e Moradores, na Vila Nova Votorantim. O curso é resultado de uma parceria entre Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), Governo Federal, Associação de Moradores de Bairro e Projeto Pérola.

A solenidade contou com a presença do secretário de Cidadania e Geração de Renda,; o supervisor do projeto Pérola, Rodrigo Cravo e um representante da Associação de moradores do Bairro, além de familiares dos formandos.

O secretário de cidadania destacou aos alunos que a informática é a base para a qualificação profissional. Ele disse ainda que o Telecentro tem sido um importante espaço para a comunidade, além de oferecer internet, como ferramenta de pesquisa aos estudantes da comunidade.

Ao todo receberam o certificado, 70 alunos, entre jovens e adultos. Durante a solenidade eles fizeram apresentação abordando os temas de cidadania discutidos em sala de aula.

Com o objetivo da inclusão digital, os estudantes contam com computadores conectados à internet, onde foram realizadas atividades gratuitas que contribuíram para a inclusão digital e social.

No curso de informática foram abordados programas de sofware livre como linox, metacys, writer, calc, internet e digitação. O Telecentro é aberto a comunidade e funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 12 e das 13 às 16 horas.

O aposentado Horácio Domingues, 58 anos, é um dos formandos. Domingues que tem quatro filhos, conta que era o único da casa que não sabia nada de informática e viu no curso a oportunidade de entrar para o mundo digital. “Para mim foi ótimo e agora já sei mexer no computador e até entrar na internet”, conta.