Mais de 10 mil alunos do sistema municipal de ensino da Prefeitura de Votorantim retornam às aulas na próxima quinta-feira, dia 5 de fevereiro, marcando o início do ano letivo de 2026. O retorno acontece após o recesso escolar e envolve estudantes matriculados em 58 unidades de ensino, entre Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeief) e de Ensino Fundamental (Emef).
Para garantir uma adaptação mais acolhedora e segura, a Secretaria de Educação instituiu, no âmbito do Sistema Municipal de Ensino, o Dia da Escola Aberta/Acolhimento. A iniciativa tem como objetivo promover um acolhimento afetivo às crianças e às famílias no primeiro dia de aula, favorecendo uma transição cuidadosa e gradativa para o ambiente escolar.
A orientação é para que os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), parciais e integrais, considerem as necessidades do período inicial de adaptação. A proposta busca oportunizar às crianças a criação de vínculos com professores e funcionários, além de permitir que se habituem ao ambiente escolar de forma gradual e segura, com a adoção de horário reduzido nos primeiros dias letivos.
Nesse dia, nos Cmeis parciais, o funcionamento será das 7h30 às 10h no período da manhã e das 13h às 15h30 no período da tarde. A partir dos dias seguintes da semana, as unidades passam a operar em horário normal. Já nos Cmeis integrais, nos três primeiros dias letivos, o atendimento ocorrerá das 7h às 10h e, posteriormente, das 7h às 11h30, para a adaptação das crianças.
O mesmo modelo de acolhimento também foi instituído para as escolas municipais que atendem o Ensino Fundamental. Nessas unidades, o Dia da Escola Aberta/Acolhimento tem como foco recepcionar os estudantes e suas famílias no primeiro dia letivo, especialmente aqueles do 1º ano, assegurando um período inicial de adaptação.
Para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, o horário será reduzido nos três primeiros dias letivos, sem prejuízo das atividades escolares. No período da manhã, as aulas ocorrerão das 7h30 às 10h. À tarde, das 13h às 15h30. Nos dias seguintes, o horário de aula passa a ser o regular.
A Secretaria de Educação reforça que as medidas visam proporcionar um início de ano letivo mais humanizado, seguro e acolhedor, fortalecendo os vínculos entre escola, alunos e famílias.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Local: Votorantim