A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, ampliará o período de realização da estratégia de resgate vacinal de pessoas entre 15 e 19 anos de idade não vacinadas contra o Papilomavírus Humano (HPV). A vigência será estendida até o fim de junho, de acordo com orientações do Ministério da Saúde.
A vacina é aplicada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Votorantim. Além do atendimento nos postos de saúde, no ano passado também foram promovidas ações de vacinação em escolas.
O trabalho terá sequência em 2026 com o objetivo de ampliar a cobertura e alcançar um número ainda maior de adolescentes. Para receber a vacina, o jovem deve apresentar documento de identificação e a carteira de vacinação, assegurando o correto registro das doses e o acompanhamento do esquema vacinal.
Mais vacinados
Votorantim registrou um crescimento de aproximadamente 73% no número de pessoas vacinadas contra o HPV. Os dados da Secretaria de Saúde compararam os registros de 2024 e 2025 relacionados a pessoas entre 15 e 19 anos de idade.
Em 2025, 97 doses da vacina contra o HPV foram aplicadas em Votorantim. No ano anterior, 56.
Dados da Secretaria de Saúde mostram que 95,18% das mulheres com 14 anos de idade receberam a dose da vacina contra o HPV em 2025 no município de Votorantim. O número também foi positivo entre mulheres com 13 anos de idade: taxa de 87,39% de imunização.
Prevenção
A prevenção do HPV é fundamental para reduzir o risco de infecção e suas complicações. A vacina é uma das formas mais eficazes.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Local: Votorantim