A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda, passa a viabilizar o acesso ao auxílio-aluguel destinado a vítimas de violência doméstica com medida protetiva. O objetivo é garantir moradia segura e fortalecer os direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, prevê o repasse mensal de R$ 500 por até seis meses. A ajuda de custo pode ser prorrogada pelo mesmo período.
A adesão ao benefício foi assinada nesta terça-feira (5). Anteriormente, Votorantim não contava com esse convênio junto ao Governo do Estado.
O prefeito Weber Manga ressalta que, mais do que um benefício, esse auxílio representa respeito à vida e à integridade das mulheres. “A adesão ao programa reforça a atuação da rede de proteção social e amplia o acesso das mulheres em situação de vulnerabilidade aos seus direitos”, comenta.
O auxílio pode ser destinado às mulheres que possuam medida protetiva expedida pela Justiça, residam no estado de São Paulo e estejam em situação de vulnerabilidade. A renda, até o momento da separação, não deve ultrapassar dois salários mínimos.
O atendimento para cadastramento será realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), situado na rua Manoel Ramos, 41, Jardim Paraíso. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Após análise e aprovação do pedido, o valor será disponibilizado pelo Governo de São Paulo por meio de Poupança Social diretamente para as mulheres cadastradas.
O anúncio da adesão ao benefício foi feito durante um evento alusivo ao Agosto Dourado, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, realizado na manhã desta quarta-feira (5) no Aquário Cultura. Aproximadamente 150 mulheres participaram das atividades.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Local: Votorantim