O documentário “Clayton - 10 anos se passaram” estreia neste sábado (22), às 20 horas, no Auditório Municipal Francisco Beranger, em Votorantim. A entrada será gratuita com retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência. A realização é do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Votorantim, por meio do Fundo Municipal de Cultura.
A obra celebra a história da dança em Votorantim e a memória do renomado bailarino, diretor, coreógrafo e ex-secretário de Cultura da cidade. Com um olhar sensível e reflexivo, a narrativa do documentário explora como as criações, os processos artístico-pedagógicos e as pesquisas de Clayton transformaram o município e impactaram gerações de artistas.
Clayton foi uma referência na área e no cenário cultural da cidade. O documentário busca perpetuar sua história, mostrando como ele redefiniu os limites da dança local.
Mais do que um tributo nostálgico, o filme discute o impacto social da dança, especialmente em um contexto onde Votorantim já foi um polo regional na área. Através de entrevistas e da recriação de coreografias, o documentário revela como Clayton e outros artistas locais democratizaram o acesso à arte, levando a dança para os espaços públicos e fora dos salões elitizados.
Clayton Leme faleceu em 26 de outubro de 2014. Ele tinha 36 anos.
O documentário contará com audiodescrição e tradução em Libras. A classificação indicativa é livre.
Serviço:
Documentário: “Clayton - 10 anos se passaram”
Data: 22 de março (sábado)
Horário: 20 horas
Local: Auditório Municipal Francisco Beranger
Endereço: avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291, Centro
Classificação: livre
Acessibilidade: legendas e libras
Gratuito
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Local: Votorantim