A equipe do programa Consultório na Rua (CnaR) realizou 1.008 atendimentos às pessoas em situação de rua durante o mês de janeiro deste ano. O trabalho é desempenhado por uma equipe formada por profissionais da enfermagem e do Serviço Social da Prefeitura de Votorantim.
A unidade móvel do Consultório na Rua é instalada em pontos da cidade de acordo com um cronograma elaborado pela Secretaria de Saúde. O trabalho é realizado por demanda espontânea ou através da busca ativa. A pessoa em situação de vulnerabilidade é atendida de acordo com a sua vontade. Esses indivíduos não são obrigados ou coagidos a serem examinados.
Nesta semana, a equipe do programa Consultório na Rua esteve presente nos assentamentos Rosa de Luxemburgo e Tereza de Benguela, na praça Zeca Padeiro e na praça da Bandeira. Nesta sexta-feira (14), o trabalho será feito na praça dos Expedicionários, das 8h às 14h.
A pessoa em situação de rua tem acesso a diversos procedimentos de saúde. A lista inclui avaliação dos sinais vitais (aferição da pressão arterial, glicemia capilar, temperatura e peso corporal, frequência cardíaca e respiratória) e testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite B e C, teste de Covid-19 e de gravidez.
A pessoa em situação de rua é atendida por assistente social, agente social, enfermeira, técnica de enfermagem e motorista. A equipe avalia a saúde do indivíduo e, caso seja necessário, agenda consultas clínicas e odontológicas na UBS ou encaminha para a UPA após avaliação.
O indivíduo também pode ser encaminhado para a Casa de Passagem, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e à Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci). Nesse caso, se houver a necessidade da segunda via da documentação pessoal ou acessar programas e benefícios sociais.
Fotos:
https://encurtador.com.br/yvFRF
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim