Cinco escolas municipais são referências em eficiência energética em Votorantim. As unidades administradas pela Secretaria de Educação contam, desde setembro deste ano, com lâmpadas LED e painéis fotovoltaicos usados para a conversão da luz solar em energia elétrica, de forma limpa e renovável. A implantação dessa tecnologia resultará em uma economia estimada na conta de luz de R$ 113 mil no período de 12 meses.
A economia de energia estimada em um ano é de 151,71 MWh, o correspondente a 68 casas abastecidas durante 12 meses. A implantação do projeto também deixará de emitir 5,84 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de 42 árvores.
Os dados foram apresentados durante uma palestra ministrada pelo Grupo VA Soluções Sustentáveis, responsável pela elaboração e execução do projeto. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (24), no Auditório Municipal Francisco Beranger, e contou com as participações de representantes das secretarias de Educação, e Planejamento e Desenvolvimento.
A instalação dessas placas solares e das lâmpadas LED foi feita por meio do Programa de Eficiência Energética, criado com objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia. Em Votorantim, os painéis foram instalados nas escolas municipais Professora Edith Maganini, no bairro Vossoroca, Professor Antonio Vicente Bernardi, no Jardim Archila, Helena Pereira de Moraes, no centro, Professor Lauro Alves de Lima, no Jardim Serrano e Professora Dides Crispim Antonio, no Jardim Devito.
Entre as entidades envolvidas, a Aneel é o órgão regulador do Programa de Eficiência Energética. A CPFL Energia é a fiscalizadora dos projetos, e o Grupo VA tem a responsabilidade de elaboração e execução.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Autor: Giuliano Bonamim
Local: Votorantim