Os quatro mutirões realizados neste ano pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, resultaram na castração de 815 cães e gatos em Votorantim. A ação mais recente aconteceu no dia 15 de junho, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Garcia, na qual 201 animais foram submetidos a cirurgias para a prevenção de ninhadas indesejadas e de outros problemas de saúde.
O mutirão realizado neste fim de semana foi voltado aos moradores da Vila Garcia, Vila Dilze, Vila Castilho, Jardim São Luiz, Jardim Antônio Cassilo, Jardim São Pedro, Jardim Devito, Jardim das Colinas, Jardim Ana Cláudia e Jardim Daniel Antônio. As cirurgias foram realizadas em 122 cães e 79 gatos.
O trabalho do Centro de Controle de Zoonoses atende cães e gatos, machos e fêmeas, a partir de 5 meses e no máximo 7 anos de idade, pesando no mínimo um quilo e meio. Os animais castrados são prioritariamente da população de baixa renda.
O 1º mutirão do ano foi realizado em 20 de janeiro com 244 animais castrados. Participaram cães e gatos pertencentes aos moradores de sete bairros de Votorantim: Vila Amorim, Votocel, Jardim Bandeirantes, Vila Guilherme, Vila Aldo Damini, Jardim Simone e Vila Rodrigues.
A 2ª edição reuniu 182 cães e gatos pertencentes aos moradores de quatro bairros de Votorantim. A lista inclui Parque São João, Jardim União, Vila Galli e Vila Santo Antônio.
Já o terceiro mutirão aconteceu em frente à unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do Green Valley, e envolveu animais de moradores do Green Valley e dos assentamentos Dandara e Rosa Luxemburgo. Foram feitas 188 castrações, sendo 103 cães e 85 gatos.