A Companhia Municipal de Habitação Popular (Cohap) de Votorantim sorteou 54 nomes para as casas remanescentes da primeira fase do programa habitacional Vila do Aconchego. A lista de titulares e suplentes é formada por pessoas com deficiência (PcDs) e indivíduos com 60 anos ou mais de idade.
O sorteio foi realizado nesta quarta-feira (27) no Auditório Municipal Francisco Beranger, em Votorantim. O evento, aberto à população, também foi transmitido ao vivo por meio do endereço eletrônico
abrir.link/3CKVc.
Todo o processo foi acompanhado presencialmente pela prefeita Fabíola Alves, por vereadores de Votorantim e representantes da Cohap. O objetivo foi garantir a lisura e a transparência do sorteio manual.
A prefeita Fabíola Alves ressaltou que o Vila do Aconchego é um programa inédito em Votorantim. “A ideia é promover a inclusão, o acolhimento e a valorização da pessoa idosa ou com deficiência para uma vida mais digna”, comenta.
O presidente da Cohap, Antônio Carlos Ribeiro Abibe, classificou o Vila do Aconchego como um dos projetos habitacionais mais importantes nos últimos 20 anos em Votorantim. “São casas específicas para pessoas que muitas vezes são menos lembradas: os idosos e PcDs”, ressalta.
Esse segundo sorteio do Vila do Aconchego envolveu 13 imóveis: seis para PcDs e sete para pessoas idosas. No primeiro, realizado em 3 de dezembro, foram sorteados 16 beneficiários e 32 suplentes, mas apenas três se enquadraram nos critérios do programa habitacional.
Os contemplados e os suplentes sorteados passam por um processo de seleção com auxílio dos dados coletados no Cadastro Único para Programas Sociais e no Sistema Único de Saúde (SUS). A pessoa idosa ou com deficiência precisa ter renda de até três salários mínimos, ser cadastrada em programas habitacionais no município, residir em Votorantim e não possuir imóvel em seu nome.
A Vila do Aconchego terá um conjunto de 16 residências, cada uma com aproximadamente 43,5 metros quadrados de área construída em terrenos regularizados de 140 metros quadrados. O programa criado pela Cohap de Votorantim objetiva a inclusão, o acolhimento e a valorização da pessoa para uma vida mais digna.
Os imóveis serão construídos em dois terrenos, um em frente ao outro, situados na rua Orlando Nieri. O projeto será implantado em Votorantim por meio de um contrato de aluguel social da moradia. O valor, incluindo aluguel, IPTU e tarifa de água e energia, nunca ultrapassará 30% da renda.
O Vila do Aconchego prevê a construção de um total de 100 moradias populares. O projeto contempla mais de 12 núcleos espalhados por toda Votorantim, em bairros como o Jardim Serrano, Novo Mundo e Itapeva.
Fotos:
https://encurtador.com.br/sEST7
Crédito das fotos: Matheus Garcia / Prefeitura de Votorantim