Clique aqui e consulte nossas políticas.
Rede Social Likiedin
Rede Social Whatsapp
Rede Social Sound Cloud
24 NOV 2023
Prefeitura estima reduzir em 60% o tempo para emissão de alvarás com atendimento digital
receba notícias
O processo digital deve reduzir em pelo menos 60% o tempo de análise e aprovação de projetos de construção na Secretaria de Obras e Urbanismo (Sourb) da Prefeitura de Votorantim. A espera de 35 dias, em média, deve cair para até 15 dias.

A implantação da plataforma Aprova vai modernizar o atendimento ao cidadão, sem a necessidade de deslocamento à Prefeitura de Votorantim, espera em filas ou impressões em papel. O requerimento e a análise realizados de forma física e manual serão substituídos pelo digital e online.

Segundo a prefeita de Votorantim, Fabíola Alves, o novo sistema vai gerar mais economia, sustentabilidade por utilizar menos papel, diminuir custos, evitar perda de tempo e promover mais agilidade durante todo o processo. “É um momento a ser comemorado, pois esse é mais um passo dado para colocar Votorantim em um patamar digital e tornar a cidade mais inteligente”, comenta Fabíola, após citar outras ações relacionadas à tecnologia já implementadas na cidade, como o prontuário eletrônico no sistema de saúde, o aplicativo "Votorantim iluminada" para a troca de lâmpadas em áreas públicas e o uso de tablets nas escolas municipais.

A titular da Sourb, Mirian Zacareli, explica que aproximadamente 900 processos tramitam por ano na Secretaria de Obras e Urbanismo, cada um com custo médio de R$ 32. “Com a plataforma, economizamos em serviço de protocolo, custos de armazenamento, materiais de expediente e serviço logístico”, explica.

Quatro tipos de serviços podem ser solicitados de maneira 100% digital e online. A lista inclui alvará de construção, habite-se, alvará de loteamento / condomínio e alvará de desmembramento / unificação / remembramento.

O lançamento da plataforma foi realizado nesta quinta-feira (23) no Auditório Municipal Francisco Beranger. O evento foi aberto à população e transmitido por meio do canal da Prefeitura de Votorantim no YouTube: encurtador.com.br/xFHVX.

O idealizador da plataforma, Marco Antonio Zanatta, considera uma estratégia essencial dos órgãos públicos oferecer serviços digitais para a população. Segundo ele, a extinção dos protocolos físicos permite que os processos tramitem com segurança e transparência na nuvem, possibilitando o acompanhamento em tempo real de cada atividade.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Autor: Giuliano Bonamim