23 MAR 2023
Palestras abordam potencialidades das mulheres em Votorantim
O evento promovido pela Secretaria de Cidadania e Geração de Renda contou com participantes do projeto “Dona de Mim”

A mulher foi o assunto de três encontros intitulados Recomeçar, organizados pela Secretaria de Cidadania e Geração de Renda de Votorantim. Tanto as potencialidades quanto os atos de violência direcionados à população feminina foram debatidos nesta semana com participantes do projeto “Dona de Mim”.

As rodas de conversa foram comandadas pela advogada Cristiane Violino, membro da Comissão Estadual da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e da delegada Adriana Pinto, titular da Delegacia da Mulher de Votorantim. Os encontros reuniram as frequentadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Itapeva, Novo Mundo e Promorar.

A plateia foi formada por integrantes do “Dona de Mim”, voltado à orientação, ao acolhimento e à capacitação de mulheres. O projeto integra a política municipal de atendimento à mulher. O trabalho é desenvolvido nos Cras do município e também acolhe os filhos das participantes com a ajuda de monitores.

A advogada Cristiane Violino abordou a importância de cada mulher enxergar seu próprio potencial de mudança. “Quando a mulher se olha com amor, determinação, força de vontade e coragem de vencer, ela consegue recomeçar todas as vezes que forem necessárias”, conta.

Outro assunto bastante enfatizado foi sobre a violência moral, como injúria, calúnia e difamação. A psicológica e sexual também foram abordadas na reunião.

Em casos de violência, a vítima pode recorrer tanto à Delegacia da Mulher de Votorantim, de forma presencial, quanto à delegacia eletrônica. A delegada Adriana Pinto, à frente da Delegacia da Mulher de Votorantim há 14 anos, explica que a vítima tem outra opção além de abrir um boletim de ocorrência contra o agressor. “Existe também a possibilidade de pedir a medida protetiva de urgência para afastar o agressor do lar, proibindo ele de se aproximar”.

Atualmente, aproximadamente 40 mulheres participam do projeto “Dona de Mim”. Os telefones de contato são 3242-4001 (Cras Itapeva), 3343-6460 (Cras Promorar) e 3247-2301 (Luar).

Fotos: https://bit.ly/3FLPasb
Créditos: Prefeitura de Votorantim