22 MAR 2023
Mutirão retira mais de 5 toneladas de materiais inservíveis das ruas de Votorantim
Cerca de 250 imóveis foram visitados durante a força-tarefa da Prefeitura contra a dengue

Mais de 5 toneladas de materiais inservíveis foram retirados de imóveis, terrenos e vias públicas durante o Mutirão de Combate à Dengue de Votorantim. A ação foi realizada nesta quarta-feira (22) em bairros da região Sul da cidade, local de maior concentração de casos confirmados da doença.

Aproximadamente 250 casas foram visitadas por 12 agentes de combate a endemias e seis agentes comunitários de saúde. Fiscais da Prefeitura de Votorantim também realizaram mais de 30 vistorias em locais onde havia denúncia de água parada.

A força-tarefa reuniu funcionários de diversas secretarias, entre Saúde, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Obras e Urbanismo, Mobilidade Urbana e Jurídico. A retirada de materiais inservíveis foi feita com a ajuda de dois caminhões. As carrocerias dos veículos encheram cinco vezes no dia com restos de madeira, móveis velhos, garrafas, latas e eletrodomésticos recolhidos das vias públicas.

Um carro de som também circulou pela Vila Pardini, Vila Pedroso e Jardim São Lucas. As mensagens continham avisos sobre o mutirão e cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Panfletos também foram distribuídos aos moradores da região. Nos imóveis fechados, os avisos foram deixados nas caixas de correspondências com a data da tentativa de visita. No papel, consta um telefone para a pessoa agendar uma vistoria dos agentes.

O mutirão ainda teve as presenças de fiscais da Secretaria de Mobilidade Urbana. Eles notificaram os proprietários de carros abandonados. Esses veículos podem acumular água e se transformarem em focos do mosquito.

As ações desta quarta-feira foram concentradas em bairros da zona Sul de Votorantim. O mutirão teve como ponto de encontro a Unidade Básica de Saúde (UBS) Itapeva e seguiu pelas ruas da região, segundo planejamento prévio elaborado pela Secretaria de Saúde.

Um dos pontos da ação foi a rua Bartolo Garcia, situada no Jardim São Lucas. Funcionários da Sesp estiveram no local e retiraram dezenas de materiais inservíveis jogados na calçada e na rua, entre pedaços de madeira, papelão, cama, colchão, cadeira, isopor, tubulações de plástico e até botas de borracha.

Já o mecânico Marcel Aparecido Rodrigues, 39 anos, também morador do Jardim São Lucas, abriu as portas para a equipe do Cata Treco. A área externa do imóvel continha uma grande quantidade de materiais inservíveis, como papelão, garrafas PET e latas de alumínio. “Agora, pretendo manter limpo porque tem muita gente com dengue por aqui”, relata. A limpeza foi feita por funcionários da Sema.

No mesmo bairro mora o motorista de ônibus Antônio Marcos Jacó, 51 anos. Durante a manhã, ele retirou da própria casa pedaços de madeira velha e colocou o material na calçada para a equipe do caminhão Cata Treco fazer o recolhimento.

Fotos: bit.ly/4088RTe
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim