10 MAR 2023
Votorantim terá professores especializados em Libras e Braille
O objetivo é atender alunos com deficiência visual e auditiva matriculados no sistema municipal de ensino

O sistema municipal de ensino de Votorantim terá um transcritor do Sistema Braille e um interlocutor em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atender alunos com deficiência visual e auditiva. Os profissionais darão apoio aos professores titulares na execução da aula, adaptando o currículo às necessidades do estudante.

As inscrições para o cadastro dos professores estarão abertas até quinta-feira (16). O processo deve ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na sede da Secretaria de Educação, situada na avenida Santo Antônio, 562, no bairro Barra Funda.

Os candidatos precisam ter formação em Licenciatura em Pedagogia e atuar na Educação Básica há pelo menos um ano. Para esses cargos de interlocutor e de transcritor, os profissionais devem possuir cursos de especialização ou de aperfeiçoamento em Libras e do Sistema Braille na área da Educação.

Neste momento, a Secretaria de Educação fará a contratação de um transcritor do Sistema Braille para atuar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dides Crispim Almeida Antonio, situada na Vila Garcia. O trabalho será realizado na Educação Básica I.

O professor selecionado como interlocutor em Libras não será contratado de forma imediata. O profissional será integrado assim que um aluno com deficiência auditiva seja matriculado no sistema municipal de ensino.