08 MAR 2023
Saúde da Mulher: Votorantim zera fila de pacientes para exames de mamografia

Votorantim zerou a fila de pacientes em busca do exame de mamografia na rede municipal de saúde. O governo oferece 308 vagas por mês e, atualmente, não há demanda reprimida na cidade.

Os exames de mamografia solicitados pela rede municipal de saúde são realizados em três locais: no Serviço de Imagem e Diagnóstico (SID) de Votorantim, com 220 vagas, na Santa Casa de Sorocaba, com 78 vagas e no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba, com 10 vagas - devido à existência de pactuação entre os municípios.

A Secretaria de Saúde de Votorantim contabilizou 4.492 exames de mamografia em 2022. Desse total, 3.622 foram feitos no SID, e 870 na Santa Casa e no AME de Sorocaba.

Neste ano, em janeiro e fevereiro, foram realizados 744 exames. O SID recebeu 510 pacientes. Já 234 procedimentos foram realizados na Santa Casa e no AME.

O caminho até chegar ao exame de mamografia começa no atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF). As pacientes são examinadas e, caso seja necessário, o médico ou enfermeiro realiza o pedido. A solicitação é encaminhada para a Central de Regulação de Vagas da Secretaria de Saúde, responsável pelo agendamento.

Segundo a coordenadora de Linha de Cuidados da área da saúde da Prefeitura de Votorantim, Elisângela Alves Cabrelli, os exames de mamografia são solicitados rotineiramente. “Nós não temos fila de pacientes aguardando esse exame. Se hoje algum médico fizer uma solicitação, temos vaga para essa paciente dentro do próprio mês.”

A mamografia é considerada padrão ouro para diagnóstico de câncer de mama. Supera outros exames subsidiários, como é o caso de ultrassom.