28 SET 2022
Votorantim intensifica vacina contra HPV
O público alvo são crianças e adolescente de 9 a 14 anos de idade
A Secretaria de Saúde (Sesa) de Votorantim intensifica as ações de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). O público-alvo são crianças e adolescentes de 9 a 14 anos de idade, tanto do sexo feminino quanto do masculino.
Segundo a  Sesa, a cobertura vacinal está baixa e os números de citologias alteradas com resultados positivos para HPV aumentaram. Em 2021, a porcentagem era de 8%, já este ano, o número aumentou para 13%, ainda na metade do ano.
A coordenadora de linha de cuidado, Elisângela Alves Cabrelli, diz que a imunização nesse público é muito importante. “A vacina tem uma maior eficácia entre os 9 e 14 anos de idade, antes do início das atividades sexuais”, explica.
Por isso, a Sesa incentiva pais e responsáveis a levarem as crianças e adolescentes até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receberem a imunização, que está disponível permanentemente a esse público. Além disso, a vacina também está disponível para para pessoas imunodeprimidas (HIV positivas, oncológicas e transplantadas).
Mais informações estão disponíveis pelo telefone: (15) 3353-8600. A Secretaria de Saúde fica localizada na rua Pedro Fontes, 550, no Rio Acima. O atendimento é das 9h às 16h.
Autor: Fernanda Sena, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Sfefano