09 SET 2022
Campanhas de Multivacinação e contra Poliomielite são prorrogadas até 30 de setembro
Em Votorantim, o índice de vacinação contra a Polio ficou em 34% das crianças
As Campanhas Nacionais de Multivacinação e contra Poliomielite foram prorrogadas até o dia 30 de setembro. A imunização está disponível nas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs), das 8h às 15h. A prorrogação se deu pois o objetivo é vacinar 95% da população infantil e no país, apenas 35% das crianças foram vacinadas.
Em Votorantim, o índice é muito próximo dos índices nacionais, com apenas 34% das crianças vacinadas contra Poliomielite. No total 2309 se vacinaram. Destes, 606 eram bebês de um ano, 552 bebês de dois anos, 599 eram crianças de três anos e 552 crianças de quatro anos de idade.
Segundo a chefe de Vigilância Epidemiológica, Siméia Abe Paes, os baixos índices de vacinação são preocupantes. “O objetivo da prorrogação é aumentar a cobertura vacinal, proteger as crianças contra poliomielite e evitar a reintrodução do vírus no país, que já tem o certificado de eliminação da doença desde 1994”, conta.

Campanha de Multivacinação
A Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação tem como alvo bebês, crianças e adolescentes de 0 a 14 anos de idade. Até o dia 8 de setembro, 716 bebês menores de um ano foram levados às Unidades e 563 (78,6%) foram vacinados.
Das crianças de 5 a 14 anos de idade, 1.484 compareceram às Unidades. 989 tinham alguma vacina em atraso e receberam as doses (66,6%). Nesta campanha, são oferecidos 13 tipos de imunizantes, aplicados segundo as orientações do Documento Técnico do Governo do Estado de São Paulo.
Autor: DECOM