Uma das diversas melhorias é a mudança do quadro negro para a lousa de vidro
O que antes era apenas cinza e concreto ganhou cor, como as partes interna e externa da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Izabel Fernandes Pedroso. A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação, realizou um total de nove serviços no local.
Acessibilidade e novos benefícios também foram uma das melhorias vindas com a revitalização. Agora, a quadra da escola tem uma rampa de acesso para alunos com dificuldades de locomoção. O espaço também recebeu novas tinturas na cor azul e a instalação de traves de gols na quadra.
Outras melhorias foram a troca do portão principal, reforma dos alambrados, troca de todas as portas, lâmpadas e fechaduras. A escola ainda teve a mudança do quadro negro para a lousa de vidro.
A professora Renata de Lima Moraes, de 42 anos, conta como a lousa de vidro beneficia as aulas, os professores e os alunos. “Não tem comparação, é muito melhor que o quadro negro. Vemos melhoria na limpeza da sala de aula", conta.
A lousa de vidro evita o uso de giz. Consequentemente, minimiza possíveis problemas alérgicos ocasionados pelo produto em professores e alunos.
Segundo Renata, essa opção também ajuda na visibilidade. “Com o quadro mais claro e com canetas marcantes de diversas cores, podemos destacar o que é mais importante”, finaliza.
As obras duraram de agosto de 2021 a janeiro de 2022. As aulas não foram interrompidas.
Na cerimônia de entrega, realizada na tarde de terça-feira (dia 29 de março), houve o descerramento da placa e a apresentação dos alunos do 2º e 4º anos do Ensino Fundamental sobre o Dia Mundial da Água.
Autor: Fernanda Sena, com supervisão de Marcel Stefano