* Matéria corrigida às 9h no dia 01 de abril de 2022
No dia do lançamento, 30 pacientes já foram atendidos
O Mutirão Oftalmológico acontece no Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça, de segunda a sábado, das 8h às 16h, conforme a lista de espera já existente. No dia de lançamento, na última sexta-feira (dia 25 de março), 30 pacientes já foram atendidos em consultas.
O estudante Henrique de Souza, de 16 anos, por exemplo, foi acompanhado pela mãe, Carla Monica de Souza, 41 anos. Ela conta que o filho está à espera de uma consulta há dois anos. “Ele fazia acompanhamento no Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). No último exame foi constatada uma mancha e a médica queria saber se era apenas um machucado ou algo que pudesse prejudicá-lo no futuro, mas a consulta de retorno foi impedida pelo início da pandemia”, explica.
Francisca da Silva Bento, de 70 anos, também foi beneficiada com o Mutirão. Há aproximadamente um ano, a aposentada aguarda um exame de vista. “Foi muito boa essa iniciativa, vai me ajudar e tenho certeza que irá ajudar muita gente”, finaliza.
Os atendimentos acontecerão na antiga clínica cirúrgica. Segundo o diretor geral do Hospital Municipal, Elidan Vieira Junior, cinco médicos participarão dessa ação para atender a população e a tendência é aumentar essa quantidade.
O Mutirão
O Mutirão Oftalmológico beneficiará quase 6 mil pessoas da cidade de Votorantim e atenderá durante seis meses. A Secretaria de Saúde chamará de acordo com a lista de espera já existente. O Hospital Municipal fica na rua João Walter, 181, no Centro.
Autor: Fernanda Sena, com supervisão de Marcel Stefano