24 MAR 2022
Votorantim terá atividades e eventos para comemorar o aniversário de instalação do município
A praça Lecy de Campos será palco de diversos eventos durante a tarde e noite de domingo

O 57º aniversário de instalação do município de Votorantim será celebrado com uma série de ações voltadas à população. A data é comemorada em 27 de março (domingo), mas a programação será distribuída neste fim de mês com atividades culturais, esportivas, de lazer, saúde, meio ambiente e cidadania.

O pontapé inicial será dado nesta sexta-feira (dia 25 de março) com o lançamento do Mutirão de Oftalmologia. A cerimônia acontecerá às 14h30 no Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça.

Dia 27 será festivo

Na data de instalação do município, as festividades serão distribuídas durante todo o dia. O domingo (dia 27 de março) terá como primeira atração uma cerimônia às 10h no Sesi de Votorantim. O encontro marcará a Cerimônia Comemorativa dos 57 anos da Instalação do Município e a entrega da primeira edição da Medalha Mérito Esportivo.

No período da tarde, todas as ações serão concentradas na praça Lecy de Campos. A partir das 14h, o Busão Cultural será palco de diversas apresentações musicais e aulas de ritmos.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim também disponibilizará brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce e animação com personagens infantis. Destaque para a inauguração da Feira de Artesanato, das 17h às 21h, com produtos desenvolvidos por artesãos da cidade.

O esporte também será representado durante a festa realizada na praça Lecy de Campos. Uma apresentação de capoeira, comandada pelo mestre Polaco, acontecerá às 16h.

Para animar ainda mais o fim de tarde, a Secretaria de Esportes de Votorantim realizará uma aula de zumba e de ritmos. A ação terá início às 17h30 em frente ao Busão Cultural.

Mudas nativas

No embalo da Semana Municipal da Água, a Secretaria de Meio Ambiente fará a distribuição de mudas nativas na praça Lecy de Campos. Os exemplares poderão ser adquiridos a partir das 14h.

Já a Secretaria Municipal de Saúde orientará, a partir das 14h, sobre a prevenção da dengue, zika e chikungunya. Haverá ainda no local a campanha de doação de animais.

Dia 28

A programação terá sequência em 28 de março (segunda-feira) com os lançamentos do projeto Consultório de Rua, do programa Doce Lar, do Mutirão de Castração e a entrega de ambulâncias. As atividades serão realizadas às 9h na praça da Emancipação, em frente ao Paço Municipal.

Dia 29

No dia seguinte (29 de março) será realizada às 9h a abertura do Consultório de Oftalmologia na Policlínica. No período da tarde, às 14h, haverá a entrega da revitalização da EMEIEF Izabel Fernandes Pedroso.

Instalação do município

Votorantim era um bairro de Sorocaba. O movimento pela emancipação começou a ganhar força na década de 60, pois os moradores não encontravam respaldo junto às lideranças políticas sorocabanas.

Em 9 de outubro de 1963, houve a autorização para a realização de um plebiscito. A votação permitia a cada eleitor optar pela emancipação. As opções eram o voto “sim” ou “não” ao desmembramento do território de Sorocaba.

O plebiscito ocorreu em 1º de dezembro de 1963. Mais de 70% dos votos foram favoráveis ao desmembramento.

A primeira eleição municipal foi realizada em 7 de março de 1965. O primeiro prefeito de Votorantim eleito foi Pedro Augusto Rangel.
No dia 27 de março de 1965 ocorreu a instalação do município. A data marcou o início de sua primeira administração autônoma, em uma nova etapa da história da cidade.

Confira a programação:

Data: 25 de março (sexta-feira)

Evento: Lançamento do Mutirão de Oftalmologia
Local: Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça

Data: 27 de março (domingo)

Evento: Cerimônia comemorativa dos 57 anos de Instalação do Município e entrega da medalha Mérito Esportivo
Local: Sesi de Votorantim

Evento: Busão Cultural - trilha sonora infantil

Evento: Doação de mudas
Horário: 14h às 21h

Evento: Campanha de doação de animais e atividade educativa de combate à dengue, zika e chikungunya

Evento: Pintura facial