As obras estão disponíveis presencialmente no pátio do Paço Municipal de Votorantim até 25 de fevereiro
A Semana da Arte Moderna de 1922 foi um divisor de águas na cultura brasileira, rompendo o conservadorismo vigente no cenário artístico-cultural da época. Em Votorantim, o centenário desse festival é lembrado em uma exposição no saguão do Paço Municipal.
O projeto "Em retratos: homenagem ao centenário da Semana da Arte Moderna de 22" tem quatro obras expostas na Prefeitura de Votorantim, entre 16 e 25 de fevereiro. Os trabalhos produzidos pelo ilustrador Vinicius Rodrigues Alves Trindade, de 20 anos, homenageiam o poeta Mário de Andrade, o escritor e dramaturgo Oswald de Andrade, a artista plástica Anita Malfatti e o maestro Heitor Villa-Lobos.
Os quatro representantes da Semana da Arte Moderna de 22 foram retratados por Vinicius por meio da técnica de pintura digital. Os rostos dos modernistas foram desenhados e pintados em uma mesa digitalizadora, ferramenta parecida com um tablet com caneta.
Vinicius conta que teve a ideia de realizar o projeto utilizando a sua técnica artística após uma conversa com uma amiga. “Logo de primeira gostei muito. Homenagear artistas de nosso país é sempre muito importante”, conta.
A exposição no Paço Municipal é aberta ao público e gratuita. O saguão da Prefeitura fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
O trabalho de Vinícius também pode ser conferido de forma remota. As obras podem ser conferidas por meio do link bit.ly/3Hx5E6k, disponível no Facebook do Museu Histórico de Votorantim Ettore Marangoni.