A região de Votorantim deve ser atingida por chuvas fortes entre domingo (dia 6) e terça-feira (dia 8). O alerta foi emitido pela coordenadoria da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
A previsão é de 135 a 155 milímetros de chuva no intervalo de três dias. Além da precipitação pluviométrica, ventos também devem atingir a região de Votorantim.
O cálculo de 1 milímetro é feito com o volume de 1 litro de água acumulado sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado. O tempo de medição também é levado em conta para saber se a chuva foi volumosa.
Como o solo já se encontra encharcado, existe risco de transtornos, como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes. Diante deste cenário, recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis.
A Defesa Civil alerta a população sobre as possíveis consequências provocadas pela chuva constante. Como o solo se encontra encharcado, existe o risco de transtornos, como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes. Diante deste cenário, recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis.
Em caso de chuva forte, o cidadão precisa tomar alguns cuidados. A pessoa deve evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos, principalmente próximos aos córregos e ribeirões.
O motorista deve estacionar o veículo em local seguro, e evitar parar o automóvel debaixo de árvore, pois o tronco ou um galho pode cair e provocar acidentes.
A atenção precisa ser redobrada em áreas de encostas, morros e com enxurradas. Procure um lugar seguro. Em caso de raios, desligue os aparelhos elétricos das tomadas e o gás.
O telefone da Defesa Civil de Votorantim é o 153. O atendimento é feito 24 horas por dia.