30 NOV 2021
Abertura da Semana da Emancipação terá exibição de filme histórico de Votorantim

O evento será realizado nesta quarta-feira (1º), às 20 horas, no Auditório Municipal Francisco Beranger

A abertura da Semana da Emancipação será realizada nesta quarta-feira (1º), às 20 horas, no Auditório Municipal Francisco Beranger. A cerimônia terá a exibição de um filme com imagens históricas de Votorantim nas décadas de 50 e 60.

O filme será acompanhado por uma apresentação ao vivo da Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba, parceira da Escola de Música de Votorantim Maestro Nilson Lombardi. A apresentação terá a duração de aproximadamente 30 minutos.

A novidade será a forma de exibição do filme. As imagens, captadas originalmente em película 16 milímetros, foram projetadas em uma tela e gravadas com um equipamento digital. Esse trabalho foi feito nas dependências do auditório municipal.

O público presente na abertura da Semana da Emancipação terá a chance de assistir ao filme, gravado há mais de 50 anos, com uma boa qualidade da imagem. Os desgastes provocados pelo tempo na película foram mantidos.

A edição do material foi feita pelo titular da Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim, Marcelo Lindolfo Domingues. As duas horas de gravações, distribuídas em vários rolos, foram compiladas com imagens do cotidiano político, cultural e esportivo do então distrito de Sorocaba.

Um dos pontos altos do filme é o plebiscito para votar a emancipação de Votorantim e a eleição do primeiro prefeito Pedro Augusto Rangel, após o então distrito se transformar em município em 27 de março de 1965. O público presente no Auditório Municipal Francisco Beranger presenciará trechos da comemoração pela vitória.

Imagens históricas

Os filmes originais em 16 milímetros estão em posse do aposentado Antonio Gavioli, 79 anos, ex-funcionário da antiga Fábrica de Tecidos Votorantim. As películas faziam parte do arquivo da indústria e ficaram abandonadas após o fechamento da indústria.

Nos rolos de película também estão imagens raras da inauguração do Parque Infantil Helena Pereira de Moraes, em 1º de setembro de 1959. Naquela época, Votorantim ainda era distrito de Sorocaba - cidade comandada pelo prefeito Gualberto Moreira.

A “conversão” da película para o digital teve o auxílio do técnico em projeção de cinema José Roberto Galli. Ele cedeu um projetor 16mm para as imagens serem rodadas e posteriormente gravadas com um equipamento mais moderno.