01 OUT 2021
Campanha Outubro Rosa em Votorantim promove saúde da mulher

UBSs intensificam atividades de prevenção dos cânceres de mama e colo de útero

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inicia nesta sexta-feira (1) a Campanha Outubro Rosa. O principal objetivo é alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo de útero.

Durante todo o mês de outubro serão desenvolvidas ações de orientação e conscientização sobre esses temas. Os trabalhos serão desenvolvidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

No dia 23 (sábado), as unidades do Parque Bela Vista, Vila Garcia e Novo Mundo estarão abertas, das 8h às 12h. Nesses locais serão realizadas diversas atividades com o foco na promoção da saúde da mulher. Haverá coleta para o exame de Papanicolau e vacinação contra o Papiloma vírus Humano (HPV), causador do câncer de colo de útero.

A vacina será aplicada nas meninas entre 9 a 14 anos. Estarão também à disposição testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite.

Câncer de mama

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres do mundo e do Brasil. Sua incidência aumenta progressivamente acima dos 35 anos de idade e, especialmente, após os 50 anos.

As principais maneiras de prevenção são o auto-exame, a mamografia diagnóstica que investiga casos suspeitos em qualquer idade e a mamografia de rastreamento. Esta última é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos, a qual deve ser realizada a cada dois anos.

Diagnosticada em fases iniciais, a taxa de cura da doença pode atingir entre 90 e 95 %.  Nessa fase os tratamentos são pouco agressivos e mantêm o aspecto estético das mamas.

A Secretaria de Saúde destaca que muitas mulheres não se preocupam com a prevenção por não terem nenhuma parente próxima com a doença. De acordo com a Sesa, essa condição não reflete a realidade, pois 90% das pacientes não possuem histórico familiar.

Câncer de colo de útero

O câncer de colo de útero ou cervical é causado pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavirus Humano – HPV. Essa condição, em alguns casos, causa alteração nas células do colo uterino evoluindo para o câncer. Pelo exame preventivo Papanicolau o problema é descoberto e curável.

As formas de contágio por esse vírus são o contato direto com pele infectada, via sexual contato oral - genital, genital - genital ou manual - genital. A pessoa infectada pode não apresentar sintomas e transmitir vírus sem saber.

A vacinação representa a melhor forma de prevenção, quando realizada antes do início sexual. A efetividade da vacina é de 100% contra a cepa dos HPVs contidos na vacina.