21 SET 2021
Prefeitura de Votorantim já plantou 591 árvores em 2021

A Secretaria do Meio Ambiente promoveu neste ano o plantio de 591 árvores em Votorantim. As ações foram realizadas em áreas de preservação permanente, praças, canteiros e em escolas municipais.

Um dos primeiros plantios ocorreu em 26 de março com a colocação de 56 mudas de ipês-amarelos em uma área verde situada atrás do mini terminal de ônibus - próximo à pista de skate. A solenidade fez parte das atividades relacionadas ao 56º aniversário de instalação do município, comemorado em 27 de março.

A Área de Preservação Permanente (APP) do rio Sorocaba, na Cachoeira da Chave, também recebeu 200 árvores nativas. A ação foi realizada em 8 de junho, como parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente. O espaço ganhou mudas de aroeiras, jatobás, sibipirunas, jaqueiras, ipês e cabreúvas.

Ainda dentro da Semana Municipal do Meio Ambiente, a Sema realizou no dia seguinte o plantio de 14 mudas de árvores nativas na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Gerson Soares de Arruda, no bairro Parque São João. O processo foi feito com a participação de 10 alunos.

A recomposição da mata ciliar também foi feita na Área de Preservação Permanente (APP) do córrego São Luiz, no Jardim Residencial Chácara Ondina. O trabalho foi realizado em 10 de junho como parte da Semana Municipal do Meio Ambiente.

No local houve o plantio de 140 mudas de espécies nativas. Os exemplares foram distribuídos em uma área de aproximadamente 200 metros de extensão. As mudas foram plantadas em fileiras formando corredores no terreno.

A Sema também plantou 12 mudas na Escola Municipal Lauro Alves de Lima, no Jardim Serrano. Outras 80 foram colocadas no Parque dos Ipês.

Já no fim de agosto, a Prefeitura de Votorantim promoveu o plantio de 47 árvores nativas na estrada do Lageado, próximo ao córrego Ferrarezi. A ação faz parte do projeto-piloto de floresta urbana do Programa Município VerdeAzul.

O plantio foi feito em um trecho de aproximadamente 100 metros de extensão. Foram colocadas 24 árvores de um lado e 23 do outro. Dentre as espécies plantadas estão o ipê-roxo, o ipê-amarelo e mudas de Cabreúva.

Durante a comemoração do Dia da Árvore, nesta terça-feira (21), a Sema fez o plantio de 42 mudas na Vila Dominguinho. A ação contou com as presenças de 11 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Luiza Jacowicz.

O plantio ocorreu na praça Senador José Ermírio de Moraes, no canteiro da avenida Carlos Mariano da Silva e em um bolsão de estacionamento público. Os locais receberam mudas de ipês, resedás, cabreúvas e jenipapo.

Versão do Sistema: 3.1.7 - 02/12/2021