17 SET 2021
Prefeitura fará lançamento de escola modelo de sustentabilidade no Dia da Árvore
A Sema também fará o plantio de árvores na praça Senador José Ermírio de Moraes e no futuro Parque dos Ipês.

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), fará o lançamento da instalação pública modelo municipal de sustentabilidade e da horta da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Gerson Soares de Arruda. O evento será realizado na próxima terça-feira (21), às 14h30, em comemoração ao Dia da Árvore.

A escola no Parque São João é referência quando se trata de sustentabilidade. A estrutura conta com diversos itens e iniciativas ambientalmente adequadas, socialmente justas e economicamente viáveis.

No evento de terça-feira, uma placa será descerrada para marcar a apresentação da escola ao Programa Município VerdeAzul, do governo do estado de São Paulo, como Instalação Pública Modelo de Sustentabilidade de Votorantim. A horta, já existente na instituição de ensino, recebeu novas mudas e sementes de verduras por parte dos alunos e da Sema.

A instituição de ensino possui área verde, projeto de economia de energia elétrica, além de banheiros e locais de alimentação adaptados aos cadeirantes. Conta ainda com torneiras com temporizadores para economia de água, árvores nativas, cisternas para reúso de água, pergolado para educação ambiental, reciclagem de resíduos e reutilização de materiais como pallets de madeira, pneus, garrafas pet e uniformes escolares.

No mesmo dia, às 9h, haverá o plantio de árvores nativas na praça Senador José Ermírio de Moraes. A ação será feita em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Luiza Jacowicz.

Na quarta-feira (22), a Sema promoverá o plantio de árvores nativas e um bate-papo sobre educação ambiental no futuro Parque dos Ipês. A iniciativa faz parte de uma parceria com o Colégio Bela Alvorada.

Conscientização

Diversas placas sobre arborização foram instaladas na cidade para conscientizar a população sobre a importância do plantio e cuidados para com as árvores nativas. Estes locais compõem o "Espaço Árvore" de Votorantim.

Por meio do Qr code ilustrado nas placas, as pessoas poderão acessar a cartilha municipal de arborização urbana de Votorantim para informações sobre espécies nativas adequadas para o plantio, poda, espécies exóticas, queimadas, entre outros conteúdos. Já o Projeto Piloto Floresta Urbana foi implantado na Estrada do Lajeado, com o plantio de árvores nativas em ambos os lados da estrada.
Versão do Sistema: 3.1.7 - 02/12/2021