19 SET 2021
Parque Ecológico do Matão protege a nascente modelo de Votorantim

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), selecionou o curso de água do Parque Ecológico do Matão como nascente modelo. No entorno há uma vasta vegetação nativa preservada e inserida na Área de Preservação Permanente (APP).

A APP estabelece uma faixa de vegetação preservada em um raio de 50 metros ao redor da nascente. No Parque do Matão, a faixa de proteção ultrapassa 65 metros de proteção.

A vegetação de proteção apresenta alta densidade e porte arbóreo, com árvores que chegam a 30 metros de altura. Destaques para a imensa figueira-branca e o cedro-rosa, favoritas do grupo de macacos bugio que habita o parque.

A preservação das nascentes promove a manutenção dos recursos hídricos, essenciais à manutenção da vida. Em função disso, a Sema ressalta a importância tanto das ações para a recuperação da vegetação nativa em APP quanto da fiscalização ambiental, em caso de ações indevidas nestes locais de proteção.

Para acionamento da Patrulha Ambiental de Votorantim, o telefone é 153. A corporação é formada pelos guardas civis municipais treinados para ações de combate aos crimes ambientais.

VINCULADOS À PÁGINA:
Versão do Sistema: 3.1.5 - 04/10/2021